FANDOM

Scottish Fold é uma raça de gato originária da Escócia.

Os gatinhos da raça Scottish Fold, também chamada de Coupari, no Canadá, têm uma mutação
Gato-scottish-fold

um gatinho Scottis Fold

genética que faz com que a cartilagem da sua orelha tenha uma dobra (“fold”, em inglês) – ou às vezes duas ou três dobras. É quase impossível não se apaixonar por este gato de temperamento tranqüilo e amigável, descobertos em 1961 na Escócia. Estes gatos nascem com a orelha com a aparência normal, mas elas começam a dobrar após cerca de 21 dias depois do nascimento. Nem todos os filhotes de uma mesma ninhada têm a dobra nas orelhas. Além da curiosa aparência, estes gatos têm um hábito bastante incomum: eles gostam de dormir na posição de Buda, sentados com as pernas para a frente e com as costas retas, como um humano.

Características físicas

É um gato robusto, de porte médio, pelo curto ou comprido. Possui orelhas pequenas e dobradas para frente. É a única raça de gatos domésticos com a característica da orelha dobrada para frente, que surgiu de uma mutação genética espontânea. Um cuidado que se deve ter é nunca cruzar um Scottish Fold com outro Scottish Fold, pois em duplicidade, o gene que causa a dobra da orelha para frente pode ser gravíssimo e até mesmo letal para o animal. Por esse motivo usa-se cruzar gatos da raça Scottish Fold com gatos da raça British Shorthair ou American Shorthair. Animais provenientes de tais cruzamentos são puros e têm direito ao certificado de pedigree.

TemperamentoEditar

O Scottish Fold é meigo e brincalhão. São ótimos companheiros, toleram outros animais e também são agradáveis ao extremo. Não são muito pacatos, mas também não são muito agitados, por isso possuem uma agenda em média. O Scottish Fold praticamente não mia, somente quando está no cio.

[1] Este artigo sobre gatos é um esboço relacionado ao Projeto Mamiferos. Você pode ajudar a Wiki expandindo-o.