Scottish Fold é uma raça de gato originária da Escócia.

Os gatinhos da raça Scottish Fold, também chamada de Coupari, no Canadá, têm uma mutação

um gatinho Scottis Fold

genética que faz com que a cartilagem da sua orelha tenha uma dobra (“fold”, em inglês) – ou às vezes duas ou três dobras. É quase impossível não se apaixonar por este gato de temperamento tranqüilo e amigável, descobertos em 1961 na Escócia. Estes gatos nascem com a orelha com a aparência normal, mas elas começam a dobrar após cerca de 21 dias depois do nascimento. Nem todos os filhotes de uma mesma ninhada têm a dobra nas orelhas. Além da curiosa aparência, estes gatos têm um hábito bastante incomum: eles gostam de dormir na posição de Buda, sentados com as pernas para a frente e com as costas retas, como um humano.

Características físicas

É um gato robusto, de porte médio, pelo curto ou comprido. Possui orelhas pequenas e dobradas para frente. É a única raça de gatos domésticos com a característica da orelha dobrada para frente, que surgiu de uma mutação genética espontânea. Um cuidado que se deve ter é nunca cruzar um Scottish Fold com outro Scottish Fold, pois em duplicidade, o gene que causa a dobra da orelha para frente pode ser gravíssimo e até mesmo letal para o animal. Por esse motivo usa-se cruzar gatos da raça Scottish Fold com gatos da raça British Shorthair ou American Shorthair. Animais provenientes de tais cruzamentos são puros e têm direito ao certificado de pedigree.

Temperamento[editar | editar código-fonte]

O Scottish Fold é meigo e brincalhão. São ótimos companheiros, toleram outros animais e também são agradáveis ao extremo. Não são muito pacatos, mas também não são muito agitados, por isso possuem uma agenda em média. O Scottish Fold praticamente não mia, somente quando está no cio.

[1] Este artigo sobre gatos é um esboço relacionado ao Projeto Mamiferos. Você pode ajudar a Wiki expandindo-o.